É mais comum ver mulheres cuidar da saúde, do que homens. Por isso, o Ministério da Saúde está concluindo estudos sobre a saúde da população masculina. O governo iniciou a conscientização para a saúde masculina pois com o descuido da saúde o índice de mortalidade aumenta.

O índice de mortalidade relacionada com câncer de esôfago, estômago e pulmão, câncer de próstata, é consequência da falta de cuidado com a saúde. No período de 1990 a 2008, havia uma alta divergência nos índices de óbito dos homens comparado com os das mulheres.

Quando começar a cuidar da saúde e que exames fazer?

Os homens devem começar a ir ao hospital, fazer exames periódicos anualmente após os 18 anos. A população masculina deve começar a se cuidar mais. Alguns exames importantes devem ser feitos, tais como:

  • Acompanhar possíveis fatores de riscos, fazendo check-up anual.
  • Fazer exames de sangue para verificar os níveis de colesterol total e frações, triglicérides, glicemia e insulina.
  • Avaliação de calcificação em coronária
  • Função hepática,
  • Câncer de próstata: dosagem da enzima PSA.
  • Ácido úrico.
  • Câncer de cólon: colonoscopia.
  • Função pulmonar, indicada aos fumantes.
  • Raio X de tórax para avaliar os órgãos sólidos.

Até os 40 é importante fazer check up clínico e cardiológico anual e após os 40, check up geral.

A importância de cuidar da saúde o ano inteiroPesquisas do Centro de Referências da Saúde do homem, apontaram que 60% só vão para o médico quando a doença já está avançada ou com situação crítica. E às vezes precisam ir direto para a sala de emergência ou cirurgia. É importante não deixar que chegue a tal ponto.
Precisa cuidar da saúde para que a situação não fique crítica. Existem casos de homens que não vão para o hospital se cuidar, por causa da vergonha. Isso não é algo que deva ser maximizado pois a saúde vem em primeiro lugar.

Motivos como medo ou fator cultural, devem ser deixados de lado pois isso não levará a nada. Cuidar da saúde não é algo vergonhoso. Faz bem para o corpo e para a saúde, ir ao hospital, consultar um especialista de confiança.

Faça também 30 minutos de caminhada por dia, não seja sedentário (que tal começar a praticar corrida? Veja como aqui neste link). Alimente-se de forma saudável para controlar o sobrepeso. Faça de cinco a seis pequenas refeições ao dia, ricas em frutas, legumes e verduras.

Não deixe de se cuidar por causa do trabalho. Cuide-se para que sua saúde fique sempre estável e sua vida seja longa e saudável.

Esse foi um guest post realizado pela Agência St