Atualmente a barba faz parte de um estilo de vida e não é mais vista como uma opção para homens preguiçosos e largados. Apresentando vários benefícios que vão além das questões estéticas, saber como fazer a barba do jeito certo virou não só uma necessidade como um fator essencial na vida de muitos homens.

Mas diferentemente do que muitas pessoas acham, manter a barba bem feita não é uma tarefa simples de se fazer. A menos que seu estilo seja do tipo homem alternativo, será preciso você dedicar tempo para cuidar da barba e manter o corte impecável.

Por isso, pensando na melhor forma de ajudar você nesse aspecto, trouxemos algumas dicas de como fazer a barba corretamente para que você mantenha o visual da sua barba em dias, e para aproveite ainda mais esse guia sobre barba não deixe de ver o post abaixo sobre qual barba combina melhor com o seu rosto.

Dicas de como fazer a barba corretamente

Para saber como fazer a barba do jeito certo é necessário primeiramente você ter uma noção do tipo de barba que combina com o formato do seu rosto, pois assim como um bom acessório, os pelos da barba podem amenizar algumas imperfeições do rosto. Por isso que a barba deve ser feita conforme o tipo de rosto que você apresenta.

1. Procure manter a higiene da sua barba

Saiba como fazer a barba corretamente - higiene

A partir do momento em que você opta por ter uma barba, automaticamente fica suscetível a conviver com certas condições como a presença de sujeira, germes, restos de comida, ácaros e até mesmo caspa em seus pêlos.

Para evitar que nada disso aconteça e você saiba como fazer a barba corretamente é preciso manter uma boa higiene da sua barba. Procure lavar sempre o rosto após alguns momentos do dia como as refeições, o sexo, antes de dormir e também ao acordar.

Utilize também alguns produtos que ajudam a esfoliar a pele reduzindo dessa forma as chances do aparecimento de pêlos encravados e de caspas.
Também é importante que tenha disponível produtos como shampoos e sabonetes neutros para cuidar melhor da higiene da sua barba e também da sua pele.

Procure não se esquecer de secar a barba e não deixa-la úmida pois isso faz com que essa parte do seu corpo fique suscetível ao aparecimento de germes e fungos devido ao excesso de umidade.

2. Atenção redobrada durante o barbear

Procure reservar pelo menos 30 minutos do seu dia para aparar os pelos da barba, pois não tem como fazer a barba corretamente se não dedicar um tempo adequado para cuidar disso e se tentar fazer às pressas pode acabar se cortando e isso não seria legal não e verdade?

Para facilitar esse processo a dica é antes de começar a se barbear, procure passar uma toalha ou um pano quente e úmido na região, pois dessa forma será mais fácil promover a abertura dos poros, favorecendo assim o deslize da lâmina e a remoção dos pêlos.

Algumas pessoas costumam utilizar cremes de barbear com espuma, mas para saber como fazer a barba do jeito certo é preciso você entender que esse tipo de produto só dificulta a visão do corte.

É possível encontrar produtos com a mesma funcionalidade dos cremes de barbear mas que são óleos transparentes que ajudam a visualizar melhor o corte e evitam a irritação da pele.

Outra dica importante nesse caso é não utilizar aparelhos com muitas lâminas, pois ao contrário do que muita gente acha, aqui o menos é mais, e por isso laminas simples são melhores do que as múltiplas pois irritam menos a pele do rosto.

3. Promove o relaxamento da pele no pós barba

Após ter seguidos todas as dicas dadas acima e ter feito a barba sem maiores problemas, está na hora de tomar os devidos cuidados no pós barba.

Nessa etapa a dica de como fazer a barba é não se esquecer de usar uma boa loção pós-barba ou então um creme hidratante para deixar a pele menos irritada, promover uma melhor hidratação e também amenizar o rubor que geralmente fica quando se termina o processo de barbear.

4. Sempre que possível mantenha os pêlos aparados

Saiba como fazer a barba corretamente - aparar

Manter os pêlos aparados e muito bem desenhados é super importante para que o seu visual fique sempre em dias. Por isso você pode escolher entre fazer isso em casa ou então ir até um especialista. Nesse último caso, o especialista pode fazer o corte e depois você somente terá o trabalho de ficar aparando e mantendo o corte feito em sua barba.

Nesse caso você provavelmente só terá que retornar ao especialista com 2 meses ou mais, tudo vai depender dos cuidados que você tem com a sua barba.

Se você tiver como fazer a barba 2 vezes na semana já é o suficiente, de modo que remova o excesso e mantenha o corte. Para fazer isso é necessário ter uma máquina de barbear a sua disposição, pois não tem como fazer a barba de outra maneira.

Com uma máquina de barbear você consegue regularizar e conservar o corte, mantendo sua barba sempre em bom estado, sem contar que é um aparelho de fácil manuseio onde você pode levar para qualquer lugar.

Quando for utilizar a máquina de barbear, procure passa-la sempre a favor dos pêlos, pois do contrário você pode acabar formando buracos em sua barca e ainda deixar os pêlos mais grossos, dificultando assim o processo de barbear.

5. Atenção com as ferramentas de barbear

Saiba como fazer a barba corretamente - gilete

É importante que você fique atento quanto a vida útil das ferramentas que utiliza para se barbear. Em relação as lâminas, o ideal é que utilize por 4 vezes seguidas, depois disso é preciso fazer a troca pois elas tendem a perder o fio de corte e você não terá o mesmo resultado de antes.

No caso da máquina de barbear, recomenda-se fazer uma manutenção pelos menos 1 vez por mês, para que se faça a retirada dos pêlos que geralmente ficam presos nas lâminas e também para realizar uma higiene total do aparelho.

Como pode notar não tem como fazer a barba corretamente se não tomar os devidos cuidados e levar todas as orientadas dadas acima em consideração, pois para ter uma barba perfeita é preciso dedicação e isso requer tempo, o que muitas pessoas acabam não tendo na hora de fazer a barba e por isso acabam não obtendo o resultado esperado.