Se você deseja começar uma atividade física, mas não gosta de frequentar uma academia, o Crossfit é uma modalidade que pode lhe ajudar bastante nesse aspecto.
Agora caso você nunca tenha ouvido falar em Crossfit, continue lendo esse artigo e saiba tudo o que você precisa para cuidar bem da sua saúde através dessa atividade física.

Crossfit: O que é?

O Crossfit nada mais é do que um programa de treinamento que tem por objetivo fortalecer os músculos e proporcionar um melhor condicionamento físico.

Essa modalidade de treinamento era bastante usada pela SWAT, que é a polícia especial dos Estados Unidos.

Além deles, o exército e também atletas utilizam esse tipo de treino para trabalhar a força, coordenação motora, agilidade, resistência cardiorrespiratória e equilíbrio, tudo isso em apenas poucas horas por dia.

Crossfit: Como é feito?

Sem dúvida alguma, a expressão funcionalidade é o que define essa técnica, pois o Crossfit procura desenvolver exercícios de modo que o foco principal seja a precisão dos movimentos e também a rapidez com que eles são realizados.

É importante ressaltar que, nessa prática, não adianta você realizar movimentos rápidos e de qualquer jeito, pois dessa forma você só vai conseguir desenvolver problemas musculares e de articulação em um curto espaço de tempo.

O Crossfit é um treinamento que trabalha o corpo todo e por isso você precisa fazer os movimentos corretamente, para que assim consiga perder gordura e adquirir massa magra, com ganho de massa muscular (e se você deseja saber Como Ganhar Massa Muscular acesse o artigo sublinhado).

Nesse caso a hipertrofia muscular ocorre em um intervalo de tempo bem maior do que em relação ao ganho proporcionado em uma academia. Por isso se o seu objetivo é obter um ganho muscular em um curto espaço de tempo, essa com certeza não será a melhor opção de treino para você.

Princípios do Crossfit

No Crossfit você vai realizar exercícios de modo intensivo, sem haver descanso ou intervalos. Isso porque a ideia dessa prática é alcançar o máximo de resistência que o seu corpo permitir.

A sequência de exercícios desenvolvida por essa modalidade trabalhar todo o corpo, onde tanto os braços como as pernas estão sempre em constante movimento, seja realizando subidas, saltos, descidas até mesmo fazendo movimentos de zig zag em cones ou pneus colocados pelo chão.

A medida que você realizar esses exercícios intensos, os carboidratos vão sendo gastos rapidamente e dessa forma a queima de gordura inicia bem antes dos primeiros 20 ou 30 minutos de treino.

Geralmente em academias, a sequência de treinos é focada em apenas um grupamento muscular a ser trabalhado por dia, ou seja, em um dia se trabalha os músculos do tríceps, já no outro se desenvolve exercícios visando os músculos da cadeia posterior das pernas, assim suscetivelmente.

No Crossfit por sua vez isso não acontece, pois os exercícios são voltados para o trabalho do corpo como um todo, sendo portanto uma ótima maneira de acelerar a queima de calorias, pois quanto mais grupos musculares são forçados a trabalhar, consequentemente mais energia vão consumir e maior será a perda de gordura corporal.

As aulas de Crossfit geralmente duram pouco tempo e para obter o resultado desejado basta apenas você utilizar de 40 a 60 minutos todos os dias.

Essa técnica é dividida em 3 etapas e cada uma delas são relevantes de modo igual. A primeira consiste no aquecimento, que é uma etapa importante e que deve ser realizada não só no crossfit mas também antes de qualquer atividade física, para evitar possíveis lesões.

A segunda etapa é composta pelos exercícios que serão repassados pelo seu instrutor e que deverão ser realizados naquele dia.

Por fim, na terceira etapa você terá um desafio de executar um desafio em um determinado espaço de tempo envolvendo todos os movimentos que foram ensinados pelo seu instrutor. Essa terceira etapa é conhecida como Work out of the day, que em português significa “trabalho do dia”.

Atualmente não existem mais desculpas para não cuidar bem do seu corpo e também da sua saúde. Com esse tipo de treino você pode cuidar da sua saúde e do seu bem estar sem precisar ocupar muito tempo do seu dia.

Crossfit: Quais são os benefícios?

Crossfit - Benefícios

Photo credit: Fábio Valinhos via Visualhunt / CC BY-NC

Por meio do Crossfit você terá um treinamento diferenciado, que te desafia a todo momento e que também é altamente eficiente, sem falar que vai trazer benefícios tanto para a sua mente quanto para a sua estética, ou seja, para a sua saúde como um todo.

Dentre os principais benefícios proporcionados pelo Crossfit estão:

  • Aumento da flexibilidade;
  • Redução do índice de gordura corporal;
  • Aumento da força;
  • Redução do stress;
  • Melhora a capacidade respiratória e cardiovascular;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Obtenção de resultados em um curto espaço de tempo;
  • Melhora o espirito de equipe;
  • Aumenta a resistência muscular;
  • Previne lesões, desde que praticado com o suporte de profissionais qualificados;
  • Aumenta a energia;
  • Definição de tônus muscular;
  • Melhora a performance em corridas tanto de curta como de longa duração;
  • Ótima preparação para atletas;

Como pode ver o Crossfit é uma modalidade que pode trazer diversos benefícios para a sua vida em geral, basta apenas que você adote essa prática da maneira certa e seja disciplinado ao executa-la para que dessa forma obtenha o resultado esperado.

Crossfit: Quem pode fazer?

O Crossfit é uma atividade que pode ser praticada por qualquer pessoa. Devido a sua versatilidade, essa prática consegue se adaptar a diversos tipos de pessoas independente de sexo ou idade.

Além disso, o nível de complexidade dos exercícios é uma boa maneira de fazer com que qualquer pessoa, mesmo que não tenha praticado nenhum esporte em sua vida, possa ter um excelente desempenho nesse tipo de atividade podendo inclusive se tornar um atleta no futuro, caso essa seja a sua vontade.

Para exemplificar a facilidade dos movimentos executados no Crossfit, abaixo tive a liberdade de colocar um vídeo do canal do personal trainer chamado Dicas do Salgueiro, é uma aula simples que ele ensina alguns movimentos, e até as adaptação para a execução do treino:

Portanto o Crossfit, apesar de ser uma modalidade pouco conhecida, é uma prática que foi desenvolvida para trazer vários benefícios para o seu corpo e também para a sua saúde em um curto espaço de tempo, onde você poderá notar os resultados dos seus esforços bem mais rápido do que imagina.