Atualmente os homens vem adotando cada vez mais o uso de diferentes tipos de barba, pois trazer mudanças para o visual é o que todos eles estão buscando no momento.

Mas saber qual o tipo de barba é a mais indicada para o seu rosto não costuma ser uma tarefa muito fácil, pois são muitos detalhes nos quais você deve ficar atento para não cometer nenhuma besteira na hora de escolher a barba ideal.

O grande segredo para conquistar a barba perfeita consiste em conhecer bem o formato do seu rosto e a partir disso buscar os cortes que vão suavizar os traços da sua face de modo que a deixe com um aspecto mais uniformizado.

Por isso, para facilitar a sua vida na hora de escolher a barba ideal, trouxemos alguns tipos de barba para que você veja qual delas ficará melhor no seu rosto, e não se esqueça de conferir também o nosso guia abaixo para fazer sua barba corretamente, e desse modo ter o melhor corte dentro dos estilos de barbas que iremos te apresentar.

Tipos de Barba

Barba meio rala, ainda por fazer

Tipos de Barba - Meio Rala, Por Fazer

Esse é um dos tipos de barba que mantém o formato do rosto, no entanto ela consegue suavizar os traços da face.

O uso  desse corte masculino de barba é indicado para os homens que apresentam um rosto quadrado, pois ela mantem a aparência só que quebra um pouco o estilo robusto da face, sem contar que dá um charme a mais ao visual masculino.

Barba com volume

Tipos de Barba - Com Volume

Os homens mais gordinhos estão cada vez mais optando pela barba com volume. Também não é para menos que essa é a barba ideal para quem tem um rosto arredondado.

A barba com volume promove um alongamento do rosto, mas é preciso tomar cuidado com a diferença de tamanho, pois caso ela seja muito grande com certeza não favorecerá o formato do seu rosto, outra dica é utilizar o cabelo cumprido (veja aqui mais dicas de Corte de Cabelos Masculinos), outro truque que favorece quem tem o rosto nesse formato arredondado.

Além disso esse é um tipo de barba no qual é necessário ter um cuidado especial com a sua higiene e também com a manutenção do corte, pois caso contrario ela pode acabar passando a impressão de desleixo, o que não seria legal não é verdade?

Cavanhaque

Tipos de Barba - Cavanhaque

O cavanhaque também é um dos tipos de barba que combina perfeitamente com rostos redondos.

Com o desenho quadrado desse tipo de barba, o homem pode acabar dando uma quebrada nos traços mais arredondados do seu rosto e assim ficar com um aspecto facial mais uniforme.

Caso você apresente um rosto arredondado, mas tenha uma barba fina, então esse corte não é recomendado para você, tendo em vista que nessas condições esse é um dos estilos de barba que pode deixar seu rosto ainda mais redondo.

Barba Old Dutch

Tipos de Barba - Old Dutch

Esse é um dos tipos de barba que tem ditado a tendência do momento. Seu uso é recomendado para quase todos os formatos de rosto, pois ele acaba disfarçando a face devido ao excesso de pelos.

O único tipo de rosto no qual a barba Old Dutch não fica muito bem são os rostos do tipo triangulo invertido ou então os retangulares, pois nesse caso esse tipo de barba acaba alongando a face.

Barba cheia

Tipos de Barba - Cheia

Para os homens que apresentam um rosto triangular, esse tipo de barba é a mais indicada para deixar o seu visual ainda mais bonito. Os pelos grandes disfarçam bem a acentuação do rosto, deixando ele mais uniforme.

Barba completa

Tipos de Barba - Completa

Esse tipo de barba é similar a anterior, mas difere porque não desenha o rosto tanto quanto a barba cheia.

A barba completa combina com vários formatos de rosto, inclusive os rostos redondos, mas nesse caso é preciso fazer traços retos para poder quebrar o formato arredondado da face.

Barba com costeletas volumosas

Tipos de Barba - Costeletas Volumosas

Esse tipo de barba era muito comum nos filmes clássicos judeus. Seu uso é indicado para os homens que apresentam um rosto com formato de diamante.

Isso porque as costeletas volumosas tendem a aumentar o volume lateral do rosto e reduzir o volume da região do queixo, deixando assim o rosto mais uniforme.

Bigode

Tipos de Barba - Bigode

Geralmente são poucos os homens que adotam esse tipo de barba, mas se o bigode for bem feito pode tornar o visual masculino mais elegante e sofisticado.

Além disso, para os homens que apresentam um rosto do tipo triangulo invertido, o bigode acaba sendo a melhor opção de barba, pois ela aumenta a largura do rosto e também do queixo.

Barba com volume no queixo

Tipos de Barba - Volume no Queixo

Esse é um dos tipos de barba que deve ser utilizado por homens que apresentam um rosto reto sem muitas curvas.

Nesse caso é preciso deixar os pelos da região do queixo mais longos do que as laterais, pois dessa forma você acentua com mais facilidade os traços da sua face.

Barba com volume nas laterais

Tipos de Barba - Volume nas Laterais

Para os homens que apresentam o rosto muito comprido, o ideal é deixar a barba com mais volume nas laterais do que na região central da face. No início pode até parecer meio estranho, mas com o tempo você verá que essa tática acaba suavizando o comprimento do rosto.

Além disso esse tipo de barba deixa o visual com um aspecto mais rustico, que geralmente faz muito sucesso com a mulherada. Por isso se você tem um rosto comprido vale a pena investir nesse tipo de barba.

Agora você pode estar se perguntando: Mas e se eu tiver um rosto oval, qual será o tipo de barba ideal para mim? De acordo com os especialistas na área, o rosto oval apresenta traços bem delineados e consequentemente combina com qualquer tipo de barba.

Por isso se você tem um rosto oval, não se preocupe, pois independente de qual seja o tipo de barba que esteja usando, seu visual permanecerá bonito e estiloso.

Além de todas essas dicas que mostramos aqui, ainda temos um vídeo bem legal do Alex Sampaio, onde ele fez uma reportagem em uma barbearia, mostrando um pouco do processo de se fazer a barba de acordo com o tipo do rosto, assistam e aproveitem:

Portanto agora que você conhece os diferentes modelos de barba e também o formato de rosto que cada uma delas combina mais, basta somente optar por aquela que mais se adequa ao seu tipo de rosto para ficar com o visual ainda mais em destaque e bonito.