Muitas pessoas acham que elevar a massa muscular serve apenas para quem deseja melhorar a estética, mas hoje em dia tem como ganhar massa muscular para melhorar substancialmente a função metabólica do corpo.

Por isso aprender como ganhar massa muscular é além de um desejo, uma necessidade que muita gente apresenta, uma vez que alcançar bons resultados na definição corporal mantendo sempre a saúde em dias não é uma tarefa fácil.

Então se você faz parte do grupo de pessoas que deseja aprender como ganhar massa muscular, continue lendo esse artigo e descubra agora como fazer isso de forma saudável.

Como ganhar massa muscular e quais os benefícios obtidos com o aumento de massa muscular?

Como ganhar massa muscular: Benefícios

Photo via VisualHunt

Ao elevar o nível de massa muscular, você promove o aceleramento do metabolismo corporal e consequentemente torna o seu organismo mais eficaz no desempenho das atividades diárias.

Além disso, trabalhar da forma correta a musculatura corporal lhe proporciona:

  • Uma boa noite de sono
  • Diminuição da gordura existente no organismo
  • Ajuda no controle do colesterol

É importante você entender que cada organismo responde de uma forma diferente a pratica de exercícios físicos e por isso nem todos ganharão massa muscular com a mesma rapidez, sendo necessário, portanto, adotar as medidas certas.

Se o seu objetivo é aprender como ganhar massa muscular a longo prazo, lhe recomendamos ver o artigo Crossfit: Saiba tudo sobre essa modalidade esportiva, pois lá vem ensinando como você pode obter o ganho de massa muscular e ter outros benefícios praticando esse tipo de atividade.

Agora se você deseja ter um corpo definido e aumentar a sua musculatura em um curto espaço de tempo, veja a seguir algumas regras básicas para você seguir e obter o corpo que tanto deseja.

Como Ganhar Massa Muscular: Regras Básicas

1. Pratique musculação

Essa é uma regra básica e fundamental para quem deseja aprender como ganhar massa muscular do jeito certo. Algumas pessoas acham que tomando somente suplementos serão capazes de obter o corpo dos sonhos, mas na realidade isso não acontece, se não tiver acompanhamento na alimentação, suplementação e exercícios.

Também é preciso ressaltar que fazer musculação não significa necessariamente só fazer levantamento de peso. Existem alguns exercícios como os aeróbicos por exemplo, que também ajudam a aumentar a massa muscular do corpo.

2. Procure realizar exercícios diversificados

Se você ficar sempre treinando em sua zona de conforto, dificilmente conseguirá elevar a massa muscular da forma que deseja.

Por isso é importante praticar exercícios físicos diversificados, sempre trabalhando grupos musculares diferentes, de modo que o corpo evolua gradativamente e de forma igual ao longo de todo o processo que levará ao ganho de massa muscular.

3. Fazer primeiro a musculação e depois os aeróbicos

Para aqueles que desejam realmente aprender como ganhar massa muscular rapidamente é preciso entender que os exercícios aeróbicos devem ser praticados depois dos exercícios de musculação, pois estes lhe ajudarão a ter mais energia para o treinamento aeróbico.

Se você fizer os exercícios aeróbicos primeiro, sua capacidade energética para o treino muscular será reduzida, tendo em vista que as atividades aeróbicas queimam gorduras e também calorias, fontes geradoras de energia.

4. Realize treinos regulares

Para desenvolver um corpo perfeito é preciso ter muita força de vontade, disciplina e dedicação. Por isso treinar somente 01 vez a cada semana não é o suficiente para quem deseja aprender como ganhar massa muscular rapidamente.

É preciso treinar pelo menos 3 vezes a cada semana durante um período de 8 semanas no mínimo para obter resultados visivelmente notáveis.

5. Promova o descanso dos músculos

Que fazer exercícios regularmente ajuda você a ganhar massa muscular disso ninguém tem dúvidas, mas é preciso também ter cuidado em relação ao descanso muscular, ou seja, é preciso dar um tempo para que os muscular descansem.

Por isso atenção para não treinar o mesmo grupo muscular consecutivamente, pois isso tende a prejudicar o seu desempenho durante a prática dos exercícios e assim dificilmente conseguirá alcançar o resultado esperado.

6. Procura manter uma alimentação balanceada

Para desenvolver uma boa massa muscular é preciso ter energia e para isso nada melhor do que manter uma alimentação balanceada antes dos treinos.

Alguns carboidratos e proteínas são essenciais para ajudar você a aumentar a massa muscular do seu corpo.

Sempre que terminar os treinos procure nutrir seu organismo com calorias necessárias para recuperar a energia gasta e assim o seu corpo apresentar um bom desempenho ao longo do dia.

Procure não consumir alimentos ricos em açúcar e que apresentam excesso de gordura ou de sal, pois estes elementos alem de serem prejudiciais a saúde também não contribui em nada no ganho de massa muscular.

Alimentos que Ajudam a Ganhar Massa Muscular

Como ganhar massa muscular: Alimentos

Veja a seguir alguns alimentos que pode ajudar você a ganhar massa muscular e ficar com o corpo em forma.

  • Proteínas e Gorduras:
    Alguns alimentos da nossa dieta são ricos em proteínas e gorduras boas tais como: ovos, carne vermelha magra, frango, salmão, atum, lagosta, carne de porco, bacon, óleo de coco, azeitonas, manteiga natural, azeite de oliva extravirgem, abacate, amêndoas, sementes de girassol, pasta de amendoim, linhaça, pistache, castanha de caju, avelãs, iogurte natural, queijos naturais e também orgânicos, etc.
  • Carboidratos
    Dentre os carboidratos que fazem parte da nossa alimentação, alguns são essenciais para aumentar o nível de massa muscular no corpo. Os legumes, as verduras e as frutas estão enquadradas neste grupo, também temos massas como pães, bolos e macarrão, além disso batatas e tubérculos, milho, arroz, tapioca, grão de bico, cenoura, amendoim, mel e etc.

Mas vale ressaltar que é preciso evitar os exageros, ou seja, procure não consumir frutas em excesso por exemplo. No máximo consuma 2 frutas por dia e sempre que possível opte por frutas ao invés do suco.

É importante considerar também que as pessoas que nunca fizeram um treinamento para hipertrofia anteriormente, devem iniciar de forma lenta e gradativa, pois se torna mais fácil aprender como ganhar massa muscular nos casos em que a pessoa já efetuou esse tipo de treinamento antes.

Portanto com as dicas dadas acima sem dúvida alguma você aprenderá como ganhar massa muscular rapidamente sem prejudicar a saúde, onde os resultados com certeza surgirão bem mais rápido do que imagina e você ainda manterá o bem estar e a qualidade de vida em dias, e lembre-se a também, que procurando orientação para a prática da musculação, e para a alimentação com um nutricionista seus resultados serão ainda mais acelerados.

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Fontes: healthdigezt.com